ESCOLA VTCOM

Blog

Acompanhe as últimas notícias da VTCOM e confira as novidades sobre o mundo da publicidade, marketing e design.

Fevereiro Criativo começa com workshop sobre a produção de conteúdos para mídias

13 fev 2017
Filipe Espósito
Fevereiro Criativo

Após muita espera, o Fevereiro Criativo finalmente chegou! O evento, realizado anualmente pela VTCOM, começou neste sábado, 11 de fevereiro, com um workshop sobre a “Produção de Conteúdos para Mídias” ministrado por Fábio Dias.

Conheça o Fábio Dias

Fábio Barbosa Dias é formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM de São Paulo, tem pós-graduação em Administração de Marketing e mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina. Iniciou sua carreira em 1993, em uma das mais importantes produtoras de áudio do país, criando jingles e spots.

Trabalhou como redator em agências de publicidade em São Paulo e também como roteirista. Criou em 2002 o site clubedojingle.com, onde disponibiliza parte do seu acervo de jingles. Também, desde 2002, é professor universitário. Dá aulas de redação publicitária, roteiro, marketing digital, criação e produção em rádio e TV em cursos de graduação, pós-graduação e MBA, além de realizar palestras em todo o país. Também atua em agência de propaganda e presta consultoria nas áreas de comunicação e marketing.

Sobre o Workshop

No workshop, Fábio Dias comentou sobre a “forma e o conteúdo” de uma produção, reforçando que o formato sempre muda de acordo com o público-alvo. Dias fez uma menção ao publicitário brasileiro Washington Olivetto ao dizer que o redator publicitário e o produtor de conteúdo são “um adequador de linguagem”, função que é aplicada em um texto escrito, peça visual ou qualquer outra criação.

“O conteúdo vai relatar os fatos que demonstram a ideia central, e a forma é maneira como vamos construir as frases, os sons, no caso de uma música ou jingle, as imagens, no caso de uma peça audiovisual”, afirma o redator. De acordo com Fábio, para se destacar na publicidade e na comunicação em geral, é preciso saber unir a forma e o conteúdo para que seja possível transmitir uma ideia clara.

Falando especificamente sobre o conteúdo publicitário na mídia impressa, Fábio deixa claro as diferenças entre um texto meramente informativo e jornalístico de um texto criado com o intuito de ser uma propaganda. Neste caso, o artigo precisa criar um desejo no leitor, fazendo com que ela mude seu pensamento sobre determinado assunto utilizando bons argumentos. “É preciso antever quais seriam as perguntas que o consumidor faria sobre o produto que está sendo anunciado”, diz Fábio dias.

Para que o trabalho não seja improdutivo, Fábio deixa a seguinte dica: escrever todo o conteúdo primeiro para só depois fazer as correções, com as filtragens necessárias. Para ele, quem já tenta corrigir tudo enquanto escreve acaba se atrapalhando durante a criação e atrasa todo o processo.

Por fim, Fábio reforça que a criação de um roteiro pode ser dividia, basicamente, em três partes chamadas de “atos”. No primeiro ato, conta-se uma história e, em seguida, apresenta-se um conflito que muda toda a narrativa, denominado “ponto de virada”. A partir de então, começa o segundo ato, em que acontece toda a confrontação, as dificuldades da história e afins, que tornam o conflito ainda mais difícil. O terceiro ato então é o clímax, a resolução de todo o caso.

Estes três atos podem — e devem — ser aplicados em curtas e longas metragens, esquetes, vídeos para a internet, apresentações e, principalmente, os comerciais. Com eles, cria-se uma narrativa para deixar o conteúdo mais interessante ao espectador, que envolve a pessoa na história — e não apenas deixa uma mensagem que vai ser esquecida depois.

De acordo com o redator publicitário, “este workshop proporciona uma ampla visão sobre a produção de conteúdos para mídias impressas, audiovisuais e digitais através da apresentação de técnicas e análise de cases”.

Saiba Mais sobre o Fevereiro Criativo

“Criatividade, a energia da vida” é o lema do Fevereiro Criativo, evento realizado anualmente pela VTCOM Treinamentos com o intuito de reunir estudantes e profissionais da área de comunicação, visando o compartilhamento de experiências e a capacitação dos alunos para o mercado de trabalho. O evento acontecerá até o dia 23 de fevereiro, ainda sendo possível se inscrever em algumas palestras, oficinas e workshops.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Acesso Rápido