ESCOLA VTCOM

Illustrator: Design na Prática

O curso

Curso de Illustrator - Design na Prática, você vai aprender todos os recursos essenciais de criação para desenvolver peças personalizadas: logotipo, cartão de visita, papelaria, folheto, canecas, camisetas, adesivo de parede, outdoor, marcador de página, peças para redes sociais: feed, stories para facebook, instagram. Além de você criar suas peças personalizadas você vai aprender a finalizar para impressão e publicação nos meios digitais.

Objetivo

Criar peças personalizadas, criativas no aplicativo Adobe Illustrator. Compreender as estruturas essenciais do programa para desenvolver as peças para as mídias digitais e impressa. Produzir representação vetorial escalonadas e aplicar efeitos, sombra luzes volumes, texturas gerando peça para produção de mídias digitais e impressas.

Pré-Requisitos

Conhecimento em sistemas operacionais Windows ou macOS.

Carga Horária

15H

Conteúdo

▶️ Atividades práticas desenvolvidas:
• Domínio dos elementos vetoriais para desenvolver peças para redes sociais
• Ferramentas para desenvolver logotipo, mascotes e ilustração
• Produzindo papelaria: envelope, papel timbrado, pasta, adesivos, camisetas, canecas
• Finalizar e conhecer produção gráfica: offset, plotter, sublimação, serigrafia, transfer

▶️ Conteúdo
• Ferramentas essenciais, os Menu e os Painéis do Programa estudados em aula, este curso tem atividades práticas que serão desenvolvidas durante o curso. As atividades visam o ambiente de trabalho com aplicação de formatos, vetorização, padronagem, composição visual, crômia, tipografia, efeitos e finalização.

• Apresentação dos elementos vetoriais e as diferenças com Bitmap
• Compreendendo a área de trabalho
• Organização e métodos de visualização
• 
Uso adequado das ferramentas 
Menu, Ferramentas, Painéis.
• 
Ferramenta: Seleção, Seleção Direta 
Aplicação de atalhos.

• Configuração da Página;
• Prancheta;
• Configuração do documento;

• Recursos de precisão: Modos de visualização, Réguas, Guias, Gride;
• Formatos e orientação das páginas;
Painel Prancheta.

• Criação e Edição de Formas
• Editando as ferramentas de criação de formas geométricas.
• Interação da Ferramentas de Seleção e Menu Objeto > Transformar
• Ferramentas de construção de linhas e objetos baseados em linhas simples: arco, linha, espiral.
Rotação/Escala/Distorção;

Executando manipulação vetorial e Distorções Adequadas
Painel Transform/Transformação
Painel
Pathfinder: adição, subtração, exclusão e intersecção em objetos.

• Camadas/Layers
• Entendendo o conceito de camadas: Layers e Sub-layers.
• Reposicionando objetos entre camadas.

• Criando e editando texto;
• Editando: Texto Pontual e Caixa de Texto
• Texto acompanhando a linha vetorial

• Texto em contorno; Text wrap 

• Convertendo texto em curvas/não editáveis

• Perfil de Cores:

• RGB, CMYK, Pantone
• 
Painel Amostras/Swatches 

• Criação de Cores
• Gradiente

• Padronagem/pattern

• Aplicando Imagens Pixel em Vetores

• Máscaras: Simples, composta e composta com distorção 

• Conceito de Máscara, Configuração e Editando Máscaras.

• Mascara com mais elementos

• Configuração do Rapport/Pattern

• Trabalhando com figuras geométricas e aplicando Pattern
• Editando e criando estampas com a técnicas do Pattern para Rapport

• Utilizando o menu object e painel Appearence para demais atividades em escala

• Aparência

• Utilizando painel Aparência/Appearance e automatizando as atividades: transformar, mover, girar, tranquila, dimensionar e refletir. 
Configurando e Aplicando mais preenchimento e traçados.
• Analisando e executando efeitos com o painel Appearance

• Construindo Figura Vetorial 
Ferramenta
• Caneta, 
Ponto Canto, Ponto de Curva e Alças de Direção
• Construção de Desenhos Vetoriais

• Edição de Vetores com os painéis Traçado, Aparecia.


• Traço e Preenchimento
• Editando traços: Espessura, tipos de junção, pontilhados, estilo de fio e acabamento de ponteiras;
• União de pontos abertos, através das ferramentas join/ average;
• Características do traçado;
• Transformando linha em objeto;


• Vetorização Automática de Pixel
• Inserir a imagem em Bitmap e configurar para vetorização 

• Utilizar os recursos: Live Trace e Live Paint, 

• Escolha das imagem para realizar os elementos a traço. 


• Ferramentas Produtivas e Painéis Produtivos:
• 
Símbolos/Symbols: Transformando e Editando Símbolos.

• BLend/ Mesclagem: Editando e Aplicando: Efeitos, volumes, contornos, Preenchimentos

• Mesh/Malha: Editando Mesh, Criação de Luz , Sombra.
• Adequando cores, Uso da Ferramenta Laço. Apagando ponto de malha.

• Brush/ Pincéis: Uso de Pincéis da Biblioteca.
• Configurando e criando os Pincéis: Caligráfico, Aleatório, artístico, cerdas, suaves, Pincéis de padrão.
• Transparency/Transparência: e modos de mesclagem em sobreposição de objetos;

• Extensões e Finalização:

• Arquivos vetoriais: .ai, .pdf, .eps, .cdr 

• Arquivos em Bitmap: .tiff, .png, .jpg, gif
• 
Uso de imagem transparente: .psd, png


Novas Turmas

Professores

bruno costa professor de vídeo escola vtcom

Bruno Costa

Professor (A)

Bruno Costa é formado em Design Gráfico pela UEL e atualmente cursa o programa de pós-graduação em Direção de Arte na mesma instituição. Iniciou seus estudos em edição de vídeo na VTCOM no ano de 2015, após este período trabalhou como editor de vídeo para programas de TV, em produtoras e atualmente é sócio proprietário da Flamingo Design e Comunicação, onde atua como diretor de arte responsável por campanhas publicitárias.

Filipe Espósito

Professor (A)

Filipe Espósito é jornalista, editor do 9to5Mac fundador do iHelp BR. Seu trabalho com notícias exclusivas sobre o mercado de tecnologia já foi destaque na Forbes, The Guardian, CBN Brasil e em outras mídias. Possui experiência com o desenvolvimento de sites na plataforma WordPress e criação de aplicativos para smartphone.

Gustavo Nakao

Professor (A)

Gustavo Nakao é formado em jornalismo pela UEL e atualmente cursa o programa de mestrado em comunicação da universidade, no qual estuda narrativas contemporâneas do cinema. Trabalha com produção audiovisual, especificamente com roteiro e direção para cinema e Tv. Aos 25 anos já participou em mais de 30 produções, entre curtas, longas, séries e campanhas publicitárias. Participou também da equipe de direção das séries de tv “Super Família” e “Brincando com a Ciência”, além de escrever e dirigir os curtas “Junie”, “O Canto do Claustro” e “Astro Negro”. Ganhou prêmios de expressão nacional pelas produções cinematográficas e foi selecionado para festivais internacionais como o Festival de Cannes.

Heron Heloy

Professor (A)

Heron Heloy é graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Também na UEL fez seu Mestrado, na área de Comunicação Visual. Já atuou em emissoras de rádio (AlmA Londrina Rádio Web e UEL FM) e televisão (TV UEL, Tarobá e atualmente Rede Massa). É sócio-fundador e editor-chefe da Flamingo Design & Comunicação e professor da VTCOM desde 2015.

Hugo Nascimento

Professor (A)

Professor dos cursos de Redes Sociais e Conceitos do Design.  Idealizador da Escola VTCOM há mais de 12 anos. Experiência na coordenação e gestão de pessoas. Atuante no marketing e comunicação da empresa. Através da educação realiza atividades estratégicas e fundamentais para aproximar pessoas do mercado de trabalho..

Conhecimento em tecnologias, ferramentas do marketing digital e aplicativos de criação: Photoshop, Illustrator, Indesign, Gestão-produção gráfica e práticas nas ferramentas de automação do marketing digital, RD Station, Mlabs, Gerenciamento das Redes Sociais: Gerenciador de Negócios e Gerenciador de Anúncios.

Pós-graduado em Gestão do Design pela UEL e graduado em Publicidade e Propaganda. Foi professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e no curso de Design Gráfico da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Jhonatan Zanardi

Professor (A)

Jhonatan Zanardi é graduado em Produção Cinematográfica pela Universidade Federal Fluminense e em Artes Visuais pela Universidade Norte do Paraná. Se especializou em Motion Graphics com animação em 3D. Já atuou em diversas empresas de comunicação e hoje possui o próprio estúdio.

João Saturno

Professor (A)

João Guilherme Saturno é graduado em Artes Visuais pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Já trabalhou com edição de vídeo em diversas áreas, como no jornalismo, publicidade e meios de comunicação online. Atualmente trabalha com edição de vídeo focada em projetos educacionais para o Grupo Kroton.

José Uze

Professor (A)

José Marcus UZe é Diretor e Motion Designer na empresa IRRA Studio. UZe lecionou sobre Motion Graphics na pós graduação de Animação em Mídias Digitais e atualmente na de Design Digital, ambas na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Já executou projeto para grandes empresas como Grupo Kroton (UNOPAR, Anhanguera, Pitágoras, Fama, Unic, Uniderp, Uninme), Plaenge, A.Yoshii, Golsat, Puramania, Royal Plaza Shopping, Adama e outras.

Nicole Lopes

Professor (A)

Nicole Lopes é Formada em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing pela UNOPAR, e em História pela UEL. Hoje atua como Analista de Atendimento em Marketing na Oral Sin Franchising e é responsável pelo atendimento aos franqueados.

Em 2015 passou pela Promídia Propaganda. Em 2016 trabalhou com atendimento na Egg Comunicação Criativa, em que era responsável pelas contas do Londrina Norte Shopping, Catuaí Londrina e Catuaí Maringá.

Já foi gerente de contas na Pubblicità, responsável pelo departamento de atendimento da agência. Trabalhou com as empresas: Sigma Curso e Colégio, Galpão Nelore, Cabaña Ganadera, Koala Sushi Ya e H2 Chopp.

Rodrigo Xavier

Professor (A)

Rodrigo Xavier é especialista em marketing, além de Google Partner certificado pela Google Brasil em rede de pesquisa. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduado em Business Administration and Management na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundou a Pizza Marketing em 2016, a primeira Agência de Marketing especializada em pizzarias do Brasil.

Thiago Sasaki

Professor (A)

Thiago Sasaki é graduado em Marketing & Propaganda pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e especializado em Planejamento e Gestão de Negócios pela PUC, além de ser certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo.

Atua como profissional de mídia desde 2011 e já passou por agências como Giacometti (em que atendeu clientes como Bel Chocolates, Portas e Janelas Sasazaki, Artenge e Grupo Sulpar), Egg Comunicação (Catuaí Shopping e Colégio Mãe de Deus) e também gerenciou mídia da ExpoLondrina. Atualmente trabalha como Mídia na Oral Sin Franchising.

Waldomiro Neto

Professor (A)

Waldomiro Neto é Designer Gráfico, Ilustrador e Cartunista. Possui bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual e é também especialista em Web Design. É membro da SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil), da ABIPRO (Associação Brasileira dos Ilustradores Profissionais) e também professor universitário e de cursos técnicos. Atua no mercado de ilustração e design desde 2001, com destaque no desenvolvimento de ilustrações para o público infantil com livros didáticos e literários, brinquedos, estampas para roupas, passatempos para revistas entre outros Também atua como cartunista, desenvolvendo tirinhas e charges para jornais e para web No Design gráfico se destaca no desenvolvimento de identidades visuais.

Quais as Vantagens ao Realizar o Curso Presencial na VTCOM?

A VTCOM Escola de Comunicação tem experiência em Educação há mais de 10 anos, reunindo professores e profissionais da área de tecnologia para trazer conhecimento e trocar experiências, a escola VTCOM busca preparar profissionais para o mercado de trabalho trazendo uma metodologia dinâmica para as salas de aula.

Curso com certificado

Networking: interação direta com alunos e professores

Grupo de WhatsApp para tirar dúvidas

Contato com profissionais atuantes no mercado

Material de suporte

Facilidade no pagamento

Inscreva-se

Acesso Rápido