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Dicas essenciais para trabalhar com Planejamento de Mídia

11 jul 2017
Filipe Espósito
Curso dos Feras

Com um número de oportunidades cada vez maior para divulgar uma marca ou produto, somado aos altos índices audiência, torna-se um grande desafio para o profissional de comunicação planejar a mídia de forma otimizada para um anunciante. É por isso que Filipe Crespo, publicitário e idealizador da Creativosbr, compartilhou conosco algumas dicas essenciais para quem já trabalha ou quer trabalhar com Planejamento de Mídia.

Dica #1: Planejamento de Mídia é para todas as empresas

“Muita gente acha que o plano de mídia só serve para grandes anunciantes, isso não é uma verdade. Pequenos e médios anunciantes podem e devem sim fazer planos de mídia” afirma Filipe Crespo.

Para o publicitário, o planejamento de mídia é uma etapa importante do processo publicitário, independente do tamanho da empresa. Cada um tem o seu público para atingir com produtos ou serviços, não importa se é algo pequeno, médio ou grande — todos devem ter uma boa estratégia publicitária.

É claro que nem sempre o anunciante tem condições de trabalhar com grandes veículos, por exemplo. Mas Crespo reforça que existem várias outras soluções voltadas para estes pequenos e médios anunciantes.

Dica #2: Compreendendo o que é um bom Plano de Mídia

“Um bom plano de mídia é aquele plano que entende o perfil do público alvo. Depende de quem é o público que consome os produtos ou serviços do seu cliente.”

Filipe Crespo explica que um bom Plano de Mídia é aquele que identifica quais são os melhores lugares e os melhores momentos para divulgar uma mensagem publicitária. Para ele, a função do profissional de mídia é fazer um acompanhamento de tudo isso. “Muito mídia acha que o trabalho dele termina quando a campanha está na rua, quando a acompanha está sendo veiculada, seja em uma rede social, seja na TV, seja na revista, no jornal, no rádio. Na verdade, o trabalho do mídia está começando.” menciona.

Para ele, é neste momento que o profissional deve acompanhar a campanha para saber qual é o resultado, analisando se foram feitas as melhores escolhas. Tudo isso serve de aprendizado para que, em campanhas futuras, esses meios de comunicação sejam intensificados nos planos. Um profissional de mídia precisa entender de estratégia, do negócio do cliente, para que seja possível fazer um plano de mídia super alinhado com aquilo que o cliente deseja e espera de uma agência de publicidade.

Dica #3: O mercado de trabalho na área de mídia

“Quanto ao mercado de trabalho, penso que sempre há vagas para os bons profissionais, aqueles que procuram diferenciação e aqueles que não se contentam somente com a graduação.”

O publicitário diz os profissionais da área devem se especializar com cursos extras, como por exemplo aprender novos idiomas e buscar as provas de certificação do Google e Facebook, já que tudo isso acaba se tornando um diferencial no currículo. Um profissional capacitado em várias habilidades tende a levar vantagem sobre os demais em uma seleção de emprego, por exemplo.

Crespo afirma que as pessoas não devem se contentar apenas com a graduação. É preciso ler muito e se informar bastante, estar muito atento ao que acontece no mercado. “Quando eu vou entrevistar uma pessoa, o que me importa é o conhecimento que essa pessoa tem do mundo em que ela vive. Não somente da publicidade e propaganda, mas um conhecimento bastante amplo de tudo o que está acontecendo no mundo.” disse Filipe Crespo. Para ele, é muito importante que o profissional de mídia entenda o público de forma geral para que ele possa entregar a campanha para o seu cliente.

Conhecendo o Filipe Crespo

Filipe Vietri Crespo é publicitário formado pela Universidade Católica de Santos e Mestrando em Administração com ênfase em Finanças. Certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo, possui cursos de especialização realizados no Brasil e no exterior. Iniciou carreira como anunciante do setor público, onde atuou por quase oito anos. Passou ainda por grandes agências de publicidade como Y&R, Ogilvy&Mather, África, JWT, AG_407, W/McCann e MullenLowe Brasil.

Nestas duas últimas, atuou como Gerente Geral de Mídia. Em sua trajetória atendeu clientes como: Bradesco, P&G (Gillette), LG Electronics, Unilever, BR Foods, Peugeot, Casas Pernambucanas, RaiaDrogasil, Gomes da Costa, Turner International, entre outros. Já como docente, atividade que exerce há 10 anos, lecionou na Universidade Pró Educar, no SENAC e na UniSant’Anna.

Atualmente é Sócio Diretor da Creativosbr, agência interativa especializada em estratégias de comunicação para pequenos e médios anunciantes. Também atua como professor titular das cadeiras de Mídia e Planejamento de Mídia da FECAP, (São Paulo) além de ser professor do PlugSchool. É ainda, o idealizador e mantenedor do portal creativosbr, (antigo Blog do Crespo) um dos principais especializados em mídia no país.

Aprenda mais sobre Planejamento de Mídia

Ficou interessado no assunto? Quer aprender ainda mais sobre Planejamento de Mídia com Filipe Crespo? Então venha participar do curso aqui na VTCOM!  Os alunos serão capacitados para o entendimento dos conceitos de mídia e sua aplicabilidade no dia a dia — tudo através de inúmeros exercícios para capacitar jovens profissionais atuantes em agências ou clientes a planejar, negociar, comprar, executar e acompanhar a mídia.

O CURSO “PLANEJAMENTO DE MÍDIA: TEORIA E PRÁTICA” COM FILIPE CRESPO ACONTECERÁ NO SÁBADO, DIA 22 DE JULHO, DAS 8H30 ÀS 18H00.

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