Dicas essenciais para trabalhar com Planejamento de Mídia
Com um número de oportunidades cada vez maior para divulgar uma marca ou produto, somado aos altos índices audiência, torna-se um grande desafio para o profissional de comunicação planejar a mídia de forma otimizada para um anunciante. É por isso que Filipe Crespo, publicitário e idealizador da Creativosbr, compartilhou conosco algumas dicas essenciais para quem já trabalha ou quer trabalhar com Planejamento de Mídia.
Dica #1: Planejamento de Mídia é para todas as empresas
“Muita gente acha que o plano de mídia só serve para grandes anunciantes, isso não é uma verdade. Pequenos e médios anunciantes podem e devem sim fazer planos de mídia” afirma Filipe Crespo.
É claro que nem sempre o anunciante tem condições de trabalhar com grandes veículos, por exemplo. Mas Crespo reforça que existem várias outras soluções voltadas para estes pequenos e médios anunciantes.
Dica #2: Compreendendo o que é um bom Plano de Mídia
“Um bom plano de mídia é aquele plano que entende o perfil do público alvo. Depende de quem é o público que consome os produtos ou serviços do seu cliente.”
Para ele, é neste momento que o profissional deve acompanhar a campanha para saber qual é o resultado, analisando se foram feitas as melhores escolhas. Tudo isso serve de aprendizado para que, em campanhas futuras, esses meios de comunicação sejam intensificados nos planos. Um profissional de mídia precisa entender de estratégia, do negócio do cliente, para que seja possível fazer um plano de mídia super alinhado com aquilo que o cliente deseja e espera de uma agência de publicidade.
Dica #3: O mercado de trabalho na área de mídia
“Quanto ao mercado de trabalho, penso que sempre há vagas para os bons profissionais, aqueles que procuram diferenciação e aqueles que não se contentam somente com a graduação.”
Crespo afirma que as pessoas não devem se contentar apenas com a graduação. É preciso ler muito e se informar bastante, estar muito atento ao que acontece no mercado. “Quando eu vou entrevistar uma pessoa, o que me importa é o conhecimento que essa pessoa tem do mundo em que ela vive. Não somente da publicidade e propaganda, mas um conhecimento bastante amplo de tudo o que está acontecendo no mundo.” disse Filipe Crespo. Para ele, é muito importante que o profissional de mídia entenda o público de forma geral para que ele possa entregar a campanha para o seu cliente.
Conhecendo o Filipe Crespo
Filipe Vietri Crespo é publicitário formado pela Universidade Católica de Santos e Mestrando em Administração com ênfase em Finanças. Certificado pelo Grupo de Mídia de São Paulo, possui cursos de especialização realizados no Brasil e no exterior. Iniciou carreira como anunciante do setor público, onde atuou por quase oito anos. Passou ainda por grandes agências de publicidade como Y&R, Ogilvy&Mather, África, JWT, AG_407, W/McCann e MullenLowe Brasil.
Nestas duas últimas, atuou como Gerente Geral de Mídia. Em sua trajetória atendeu clientes como: Bradesco, P&G (Gillette), LG Electronics, Unilever, BR Foods, Peugeot, Casas Pernambucanas, RaiaDrogasil, Gomes da Costa, Turner International, entre outros. Já como docente, atividade que exerce há 10 anos, lecionou na Universidade Pró Educar, no SENAC e na UniSant’Anna.
Atualmente é Sócio Diretor da Creativosbr, agência interativa especializada em estratégias de comunicação para pequenos e médios anunciantes. Também atua como professor titular das cadeiras de Mídia e Planejamento de Mídia da FECAP, (São Paulo) além de ser professor do PlugSchool. É ainda, o idealizador e mantenedor do portal creativosbr, (antigo Blog do Crespo) um dos principais especializados em mídia no país.
Aprenda mais sobre Planejamento de Mídia
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