Fer Stein compartilha detalhes sobre os bastidores da fotografia de moda
Nós já apresentamos aqui no blog da VTCOM a campanha da marca de acessórios Hirana, com fotos clicadas pelo fotógrafo Fernando Stein. Ele, que irá ministrar um workshop aqui na escola, compartilhou com a gente mais alguns detalhes sobre o processo de criação dessa campanha.
Bastidores da campanha
De acordo com o fotógrafo, eles procuraram alguém que tivesse o cabelo curto para destacar as jóias. A expressão da modelo também contou muito para a escolha. Fernando mencionou que a modelo escolhida sempre influencia na foto. Por isso, a escolha depende muito do contexto e da mensagem que deve ser transmitida.
“Depende do contexto e da mensagem que a foto quer transmitir. Não há um padrão de beleza, mas sim um perfil coerente com o que a marca ou o editorial quer passar. Juntamente com a equipe de criação da Hirana, chegamos a conclusão de que era preciso escolher alguém para expor as peças, porém que não tirasse o destaque delas.”
Ele nos disse que antes mesmo de clicar as fotos já havia um planejamento com a ideia das poses e os cortes que seriam feitos. O fotógrafo define isso como planejamento de “styling, ângulo e composição”. Já na iluminação, tanto a modelo quanto as peças foram muito bem iluminadas. Para essa campanha em específico, buscou-se utilizar uma luz próxima do natural.
Por fim, Fernando comentou sobre a diferença entre fotos comerciais e conceituais. Para ele, a foto conceitual busca transmitir ideias, expressões e movimentos artísticos. Já a foto comercial tem o objetivo de vender o produto e o foco precisa estar sempre nisso. Tudo depende do foco principal da imagem: vender uma ideia, um contexto, um produto ou um serviço.