ESCOLA VTCOM

Blog

Acompanhe as últimas notícias da VTCOM e confira as novidades sobre o mundo da publicidade, marketing e design.

Invista nas mídias sociais para obter um melhor engajamento em suas campanhas

30 maio 2017
Filipe Espósito
Cursos Regulares

Não importa o tamanho ou o tipo de seu negócio: as empresas hoje precisam estar nas mídias sociais! Foi-se o tempo em que o relacionamento entre o cliente e a empresa era distante, já que, com cada vez mais pessoas na internet, a tendência é que esta relação se torne cada vez mais próxima. Por isso, é importante saber como investir e usar as mídias sociais ao seu favor, visando melhorar o engajamento em suas campanhas.

A diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais

Apesar de muita gente confundir “redes sociais” e “mídias sociais”, os conceitos de cada uma são diferentes. De acordo com a Mika em seu blog, redes sociais são, basicamente, um grupo de pessoas compartilhando objetivos e valores em comum. Essa descrição acabou ganhando um novo significado com a chegada da internet: o chamado “sites de relacionamentos”, e que hoje são mais conhecidos como “redes sociais”.

Já as Mídias Sociais, ou “novas mídias”, são as plataformas que utilizamos para nos comunicarmos e compartilhar informações. O Facebook, por exemplo, pode ser considerado uma mídia social — isso porque, toda rede social é também uma mídia social. Mas o YouTube, por exemplo, não é uma rede social e sim uma mídia social, pois apesar da disponibilização de criação de perfis e conversas, o foco dele é o compartilhamento de conteúdo em vídeo.

Sendo assim, redes sociais são uma categoria das mídias sociais e que seriam focadas em manter ou criar relacionamentos em base em assuntos em comum, como o Facebook. Já as mídias sociais são o que muitos ainda chama de “novas mídias”, como o Twitter e o Youtube, ou seja, serviços que têm como objetivo o compartilhamento de conteúdo. A definição entre rede social e mídia social vai depender também de como uma pessoa utilizará a ferramenta: o Twitter pode ser usado como mídia social, tendo como objetivo apenas difundir conteúdo, ao mesmo tempo em que ele também pode ser usado como rede social, apenas para seguir amigos e conversar entre eles.

As mídias sociais cada vez mais presentes no cotidiano

Atualmente, milhões de pessoas consomem conteúdos em várias mídias sociais diferentes todos os dias — sendo que os brasileiros estão entre os que mais as utilizam em sua rotina. Com um público enorme, várias empresas decidiram investir neste novo tipo de mídia — muitas até deixando um pouco de lado as tradicionais como a televisão.

A importância das mídias sociais para sua empresa

Nas mídias sociais, o feedback é instantâneo. Ao divulgar seu novo produto, por exemplo, é possível saber na hora se os clientes gostaram ou não, baseado em informações como curtidas, comentários e compartilhamentos. Além disso, os próprios consumidores costumam publicar na rede suas opiniões sobre algo que compraram — por isso é extremamente importante que a empresa esteja presente nas principais mídias, atenta ao que estão falando sobre ela.

Por que ter um bom planejamento de mídia?

Tudo isso representa uma oportunidade de ouro, principalmente para quem está começando com um pequeno negócio. Conforme uma pessoa divulga algo na internet sobre a sua empresa, todos os amigos dela podem ver e compartilhar, aumentando cada vez mais o engajamento e possivelmente retornando em maior público para o seu produto. Com isso, você acaba descobrindo também com muito mais facilidade qual é o perfil de seu público-alvo na internet.

Sobre a oficina

O objetivo desta oficina é mostrar como as Mídias Sociais podem ser uma ótima estratégia para a divulgação e relacionamento de empresas e negócios. Aprenda a investir nas mídias digitais com técnicas ideais para obter um melhor engajamento em suas campanhas.

A professora

Mika Mota é profissional com sólida experiência de 6 anos no mercado de Marketing Digital na área de Social Media, Gestão e Coordenação. Possui formação acadêmica como Profissional de Marketing e Propaganda pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), e é especialista em Marketing Digital e Social Media. Atualmente, atua como diretora da “Mika Mota Consultoria e Gestão de Mídias Sociais”.

Mais sobre o assunto

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça o blog da Mika Mota!

Se inscreva agora!

Ficou interessado? Então não perca tempo e se inscreva agora na oficina de “Mídias Sociais” com a profissional de marketing Mika Mota. A oficina acontecerá nos dias 26 e 28 de junho, segunda e quarta, das 19h às 22h.

Mais informações neste link.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Acesso Rápido