Como produzir um bom texto para a internet?
Com o advento da internet, muitas empresas estão utilizando cada vez mais o meio online para realizar a comunicação com seus clientes. Mas publicar na internet não se resume apenas em trazer textos das mídias offline para as mídias digitais. Há todo um processo diferenciado para se trabalhar com a redação para web, e o profissional que tem esse conhecimento se destaca hoje no mercado de trabalho.
Na internet, é extremamente importante saber exatamente quem irá consumir o seu conteúdo. Pergunte-se sempre do que eles gostam e como eles conversam em seu dia a dia. Dessa forma, seu texto terá um apelo maior com o público ao qual ele será destinado. Um artigo de um site corporativo certamente terá uma linguagem mais formal se comparado com uma publicação de um blog para adolescentes, por exemplo.
Outra diferença dos textos online é que eles são muito mais sucintos e diretos. Poucas pessoas param para ler textos longos na internet, então é algo que o profissional de redação para web precisa ter em mente. E por mais que esteja escrevendo para um site corporativo, o ideal é evitar termos muito complicados — assim quem não entende muito do assunto também pode acompanhar seu conteúdo e até mesmo despertar um interesse naquilo.
Conforme o jornalista e redator Murillo Leal, o profissional de redação para web também precisa estar atento às ferramentas de SEO. Basicamente, são técnicas de otimização do conteúdo para os buscadores. Um texto que atende às exigências do SEO ficará melhor colocado nos resultados das buscas do Google, por exemplo. E com todo esse conhecimento, são várias as áreas de atuação disponíveis atualmente.
Portanto, na hora de procurar alguém para escrever para a internet, as empresas vão dar preferência para quem já possui conhecimento prévio sobre essas e outras técnicas mencionadas aqui. E se você tem curiosidade sobre o assunto e quer se aprofundar mais, a VTCOM realiza o Curso de Redação para Web e Blog.
Aprenda no curso as técnicas essenciais para a criação de textos com foco em meios digitais, seja para blogs pessoais ou sites empresariais. Desenvolva as habilidades essenciais para redação a partir da apresentação de ferramentas e técnicas digitais voltadas textos de blogs, mídias sociais e sites corporativos. Conheça as características do conteúdo escrito na internet e descubra como encontrar a criatividade e a inspiração.
Quem irá ministrar este curso é o jornalista, redator e palestrante Murillo Leal. Ele é especialista em conteúdo para Blogs e Redes Sociais e está entre os 15 brasileiros mais influentes do LinkedIn, sendo um Top Voice do LinkedIn Brasil com mais de 250 mil seguidores.