Você sabe qual a diferença entre os sistemas de cores RGB e CMYK?
Se você trabalha com a criação de peças gráficas, provavelmente já viu os termos RGB e CMYK. Mas, afinal, o que isso significa? Por que é tão importante compreender as diferenças entre cada um deles na hora de criar uma arte? Na dica de hoje, nós explicamos tudo o que você precisa entender sobre o assunto para trabalhar com design gráfico.
O que são RGB e CMYK?
RGB e CMYK, basicamente, são dois sistemas de cores distintos. Para cada meio de publicação da peça gráfica, existem critérios diferentes de cores, e escolher o sistema de cor errado pode mudar completamente a aparência da arte finalizada.
RGB
O RGB é um sistema de cores baseado em luz, utilizado em meios digitais (como a tela de um celular ou computador). É a abreviatura de Red, Green e Blue (vermelho, verde e azul), as cores que formam cada um dos pixels de uma tela. Por isso, ao criar peças gráficas para serem exibidas nos meios digitais, como uma arte para o Facebook, é essencial utilizar o sistema de cores RGB.
CMYK
Já o sistema de cores CMYK exibido no computador representa a mistura das tintas ciano, magenta, amarelo e preto que são utilizadas na impressão. Por isso, se você realizou a impressão de uma arte e percebeu que as cores ficaram diferentes, provavelmente é porque a arte foi desenvolvida no sistema RGB, mas a impressão trabalha apenas em CMYK.
Fique atento ao sistema escolhido
Embora seja possível alternar entre um sistema e outro, é muito importante já ter conhecimento de qual será o meio utilizado para finalizar a arte antes de escolher qual sistema de cores irá utilizar. Trocar de um sistema para o outro no meio da criação pode resultar na perda da fidelidade das cores utilizadas originalmente.