Lojas no Instagram: empresa de Londrina já vende produtos na rede social
Muito se fala em utilizar as mídias sociais para divulgar seus produtos e serviços, mas ultimamente uma delas em específico está se destacando cada vez mais: o Instagram. O que começou como uma simples rede social de fotos acabou se tornando um “ponto de parada obrigatória” no celular de milhões de pessoas que acessam o aplicativo diariamente.
Além de adicionar e ver o que os amigos estão fazendo, as pessoas utilizam o Instagram para acompanhar as novidades de suas lojas favoritas. A exposição do produto é muito mais natural por meio de imagens, e o Instagram aproveitou isso para lançar sua própria ferramenta de loja online.
Aqui em Londrina, a Nov3 foi uma das primeiras a adotar a novidade com seus clientes, e nós conversamos com eles para compreender mais sobre este processo e quais os benefícios para quem está vendendo na internet.
“Em Londrina a Nov3 foi a pioneira a testar o formato de “Shopping no Instagram” e os resultados têm sido satisfatórios. Uma das dificuldades que as marcas tinham no Instagram era justamente não conseguir redirecionar o cliente para sua loja online através da foto. Isso dificultava muito o processo, fazendo com que os clientes fossem perdidos no meio do caminho.”
Com o Instagram, a situação hoje já é diferente.
“Agora, com o botão de comprar direto na imagem, o acesso é bem mais rápido, além de facilitar a vida do consumidor, que tem as informações sobre o produto diretamente no Instagram.”
Para eles, é fundamental analisar o público-alvo da marca antes de qualquer coisa, para assim ser possível descobrir em qual ambiente o cliente está.
“No caso de marcas que trabalham com moda, o Instagram é a rede mais forte e que traz mais resultado. Porém, nós só temos essa resposta após analisar as estatísticas de cada rede. No caso da Mulher Elástica, o engajamento no Instagram chega a ser 90% maior do que no Facebook, por exemplo. Os clientes da Mulher Elástica são antenados, gostam de estar sempre atualizados e o Instagram tem justamente essa dinâmica.“
Mas é importante ressaltar que o recurso do Instagram não substitui completamente uma loja virtual comum. A rede social funciona apenas como um “impulsionador” para o conteúdo que já está disponível em um e-commerce.
“É necessário vincular o catálogo de produtos à conta do Instagram, que deve ser comercial e estar vinculado a uma página no Facebook. Esse processo é um pouco trabalhoso. Por isso poucas empresas fizeram.“
Já sobre os conteúdos que são utilizados no Instagram para a venda de produtos, a Nov3 nos contou que há uma maneira ideal de prepará-los para a divulgação.
“Tem que ser uma imagem que deixe claro a roupa em destaque, mas não precisa ser óbvio. A imagem deve apresentar a roupa sutilmente, mas de maneira objetiva. Assim ela vai querer clicar na imagem para comprar. A pessoa precisa querer se ver no lugar da modelo, no caso da Mulher Elástica, com imagem e descrição que despertem o desejo de ter a peça.”
A Nov3 ressalta, porém, que as lojas não devem ficar presas apenas ao Instagram, mas sim analisar todos os meios possíveis que vão lhe ajudar na divulgação e também podem fazer a diferença.
“Apesar de importante, o Instagram faz parte de uma estratégia maior, que envolve outras ferramentas. Não devemos nos fechar apenas nele para anunciar produtos na internet, existem outras formas que não devem ser esquecidas e que farão a diferença nas vendas. No caso da Mulher Elástica, temos vários pontos de contato com o consumidor, como: Instagram, Facebook, e-mail marketing, WhatsApp, e YouTube. Juntas, apresentam e fixam o nome da marca e os levam para a tomada de decisão que é a compra na loja virtual. As práticas que mencionamos também colaboram muito para a venda nas lojas físicas.”
Agora que você já sabe tudo isso, pode ser o momento certo de investir no seu próprio negócio utilizando o Instagram e outras mídias sociais. Aproveite para acompanhar o trabalho da Nov3 no Facebook e Instagram.