Grandes filmes de Hollywood que foram editados com o Adobe Premiere
O Adobe Premiere é um dos principais softwares da atualidade utilizado para a edição profissional de vídeos. Mas você sabia que até mesmo diretores de cinema utilizam esse programa para a criação de grandes filmes de Hollywood? Nós separamos uma lista com alguns dos grandes sucessos que foram editados com o Premiere. Confira!
Deadpool
O primeiro filme do anti-herói Deadpool é considerado um sucesso de bilheteria. O diretor de cinema Tim Miller revelou que o Adobe Premiere foi utilizado em conjunto com o Adobe After Effects para editar o filme. Para ele, os programas contam com ferramentas essenciais para agilizar toda a produção, já que o tempo pode ser valioso para um trabalho tão grande como esse.
Confira o depoimento abaixo (em inglês) em uma entrevista do diretor para o canal da Adobe.
Avatar
Avatar, de 2009, é considerado até hoje um filme que inovou no uso das tecnologias cinematográficas com seu desenvolvimento de alto padrão. No ano seguinte, recebeu o Oscar de Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte. O produtor Jon Landa revelou que a suíte de aplicativos da Adobe, incluindo o Adobe Premiere, foi utilizada na edição do longa-metragem.
Com o Premiere, foi possível trabalhar com múltiplas câmeras de alta definição criadas especialmente para as gravações de Avatar na época. Além disso, Avatar foi lançado em 3D, IMAX e até mesmo 4D, sendo que todos esses formatos foram trabalhados graças ao software da Adobe que já suportava esses padrões durante a produção do filme.
Hugo
O filme Hugo, baseado no livro “A Invenção de Hugo Cabret”, foi produzido em 2011 por Johnny Depp e venceu em diversas categorias do Oscar. Os diretores também utilizaram o Adobe Premiere no processo de edição, juntamente com o software Adobe After Effects.
Hugo é repleto de efeitos especiais, e a equipe de produção precisava de um software que lidasse com isso de maneira ágil, já que não havia tempo para renderizar cada nova gravação em programas mais pesados. O Premiere contribuiu para que o filme fosse editado e renderizado em menor tempo, com prévia em tempo real dos efeitos visuais.
Superman Returns
Quem já não assistiu a pelo menos um dos filmes do Super-homem? Um dos mais famosos super-heróis do mundo teve o seu filme de 2006 editado exclusivamente no Adobe Premiere. Superman Returns foi dirigido por Bryan Singer e estrelado por Brandon Routh.
Até mesmo a captura das cenas foi feita com o programa da Adobe, que já existia naquela época. De acordo com um dos produtores, o Premiere era uma escolha óbvia pois custava muito menos do que outros concorrentes e suportava as mesmas tecnologias modernas, como diversos perfis de cores específicos para cinema.
Hail, Caesar!
Hail, Caesar! (em português “Ave, César!”), é um filme de comédia com críticas políticas lançado em 2016 dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen. Em 2017, o filme concorreu ao Oscar na categoria de Melhor Direção de Arte.
Os diretores estiveram envolvidos diretamente em todo o processo de edição do filme, e eles optaram por utilizar o Adobe Premiere. Na época, a própria Adobe se colocou à disposição da equipe para ajudá-los a descobrirem as melhores ferramentas no Premiere específicas para suas necessidades. Eles trabalhavam com diferentes versões da mesma cena, experimentando vários cortes e efeitos. Para isso, o Explorador de Mídias do Premiere foi essencial. A integração com o After Effects e a facilidade de uso do Adobe Premiere também foram muito elogiadas.
Faça o seu filme de sucesso!
O Adobe Premiere certamente está cada vez mais presente nas grandes produções e já se tornou um padrão para a indústria cinematográfica. Se você ainda não trabalha com esse software, vale a pena se aprofundar e conhecê-lo melhor.