Facebook e Instagram apresentam novidades para o site e aplicativos
Foi realizada hoje (30) mais uma edição da Facebook Developer Conference, que reúne desenvolvedores e influenciadores para conhecerem as próximas novidades das redes sociais em primeira mão. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou mudanças para o site do Facebook e também para os aplicativos como o Messenger e o Instagram.
Facebook de cara nova
Tanto o site quanto o aplicativo do Facebook vão ficar muito diferentes em breve. O clássico visual com a cor azul será trocado por um novo com fundos brancos e elementos com sombra para destacar o conteúdo que é publicado pelos usuários. Zuckerberg afirmou durante a apresentação que o site e o app também ficaram mais rápidos e demonstrou novas animações na troca de telas.
A tela principal de publicações dos amigos foi simplificada e o foco será nos grupos para incentivar o uso das comunidades no Facebook. Os Stories e a lista de amigos vão ter mais destaque com a nova versão. Assim como o Messenger já permite nos celulares, o Facebook contará com um novo tema escuro. A aba do Facebook Watch também foi completamente redesenhada para facilitar a busca por vídeos na rede social.
Outra novidade é o “Facebook Dating”, uma plataforma de relacionamentos dentro da rede social para concorrer diretamente com o Tinder e aplicativos do gênero. Basta ativar a função no perfil do Facebook para encontrar novas pessoas, principalmente aquelas que possuem interesses similares.
A nova identidade visual do Facebook será lançada aos poucos para todos os usuários até o final de 2019. O Facebook Dating já está disponível a partir de hoje.
Melhorias no Messenger e WhatsApp
O Messenger e o WhatsApp, ambos do Facebook, vão receber melhorias em breve. Os aplicativos para celular e tablet vão consumir menos espaço e também serão mais rápidos, de forma que até mesmo aparelhos mais antigos e simples consigam executá-los com tranquilidade.
Para melhorar ainda mais a experiência de uso do Facebook Messenger, o mensageiro contará com um novo aplicativo que estará disponível também em computadores com Windows e macOS. Haverá novas reações para as mensagens enviadas e temas diferenciados.
As novidades do Facebook Messenger também serão liberadas para o público no decorrer deste ano.
Lojas no Instagram
Nós já comentamos aqui no ano passado que o Instagram passou a oferecer a criação de lojas dentro do aplicativo, porém elas funcionam apenas como um catálogo e redirecionam o usuário para o site da empresa. Em breve, isso irá mudar. Com uma futura atualização do Instagram, será possível anunciar e vender os produtos dentro do próprio app, de forma similar ao que acontece no Mercado Livre e OLX.
Inicialmente, apenas alguns influenciadores vão receber o convite para a nova loja do Instagram. O recurso será liberado aos poucos para os demais usuários, desde que atendam aos requisitos especificados nesta página — como por exemplo já ter uma página de loja dentro do Facebook.
O Instagram também vai receber novos filtros para a câmera, uso em realidade aumentada e uma opção para que instituições sem fins lucrativos possam pedir por doações na rede social.
E você, está ansioso para conhecer as novidades?