Descubra quais são os formatos de imagem do Facebook e Instagram
As empresas estão cada vez mais presentes nas redes sociais, porém o que muitos não sabem é que há diretrizes a serem seguidas para obter um bom desempenho.
É importante respeitar os formatos da internet, que podem variar de acordo com cada mídia. Ficar atento ao tamanho das imagens que são publicadas é pré-requisito para gerenciar um perfil.
E o pensamento deve ir além do Facebook. O Instagram e o LinkedIn também se tornaram extremamente importantes para o engajamento com os consumidores.
Ambos se tornaram muito importantes para divulgar os conteúdos e montar estratégias de marketing digital. Mas cada uma dessas redes sociais possui suas próprias diretrizes. Não apenas isso, mas há variações dessas regras dentro de cada plataforma.
O Facebook, por exemplo, possui algumas peças com tamanhos diferentes para computador, celular e tablet. O consumidor moderno está em todos esses aparelhos e quer ver seu conteúdo de qualquer lugar. Por isso, as mídias precisam ser pensadas para todos os formatos.
Portanto, seja para sua página pessoal ou de seu negócio, tenha atenção aos dados a seguir. Nós separamos alguns formatos e dicas essenciais para você que produz conteúdo visual para a internet. Confira o post até o final!
O Instagram, embora possa ser acessado por um computa- dor, tem como dispositivo primário o celular. Portanto, os formatos são diferentes quando comparado ao Facebook, por exemplo. O foco da rede social é exclusivamente em fotos e vídeos, com os textos disponíveis apenas para legenda dos conteúdos.
Para começar, as fotos de perfis devem ser quadradas, no formato 1:1, com no mínimo 180 x 180 pixels. Vale lembrar, porém, que o aplicativo do Instagram exibe a foto de perfil dentro de um círculo. Fique atento às margens para nenhum elemento importante ficar fora delas.
Confira outros formatos utilizados no Instagram:
- Imagem ou vídeo quadrado do feed: 1080 x 1080 pixels
- Imagem ou vídeo vertical do feed: 1080 x 1350 pixels
- Imagem ou vídeo horizontal do feed: 1920 x 1080 pixels
- Imagem ou vídeo vertical para Stories e IGTV: 1080 x 1920 pixels
Lembre-se que vídeos no Instagram não podem ter mais de 1 minuto de duração.
O Facebook pode ser considerada a rede social mais complexa no quesito de formatos das mídias. São capas, fotos, vídeos do feed e muito mais. É importante ter em mente que o Facebook é amplamente utilizado tanto nos celulares quanto computadores e tablets. Tenha atenção redobrada ao criar as peças gráficas para a rede social, especialmente ao utilizar textos.
Assim como no Instagram, as fotos de perfil do Facebook devem ser no formato 1:1, com no mínimo 180 x 180 pixels. É recomendado, porém, utilizar uma resolução mais alta para não perder qualidade ao ampliar a imagem. A foto de perfil pode ser exibida tanto no formato quadrado quanto circular, portanto vale tomar cuidado novamente com as bordas.
Confira outros formatos utilizados no Facebook:
- Capa de páginas: 1640 X 624 pixels (área de 1126 x 624 para celular)
- Capa de grupos: 1640 X 660 pixels
- Capa de eventos: 1200 X 630 pixels
- Imagem ou vídeo quadrado do feed: 1080 x 1080 pixels
- Imagem ou vídeo vertical do feed: 1080 x 1350 pixels
- Imagem ou vídeo horizontal do feed: 1920 x 1080 pixels
Além da resolução, para quem vai trabalhar com o Facebook especificamente existe outra preocupação: o grid. Isso é uma regra da rede social para evitar muito conteúdo nas imagens. A empresa recomenda que você utilize no máximo 20% da imagem para adicionar elementos textuais.
O próprio Facebook oferece um site para que seja possível verificar se determinada imagem segue o critério dos 20%.
Receba o nosso ebook com mais formatos
Agora que você já entende melhor os critérios de publicações de imagens nas redes sociais, que tal descobrir ainda mais formatos para aprimorar o seu conteúdo? A VTCOM disponibilizou um ebook com as resoluções utilizadas no Instagram, Facebook e LinkedIn.