ESCOLA VTCOM

Blog

Acompanhe as últimas notícias da VTCOM e confira as novidades sobre o mundo da publicidade, marketing e design.

Conheça a importância da tipografia

30 jun 2020
vtcom
Curiosidades e Dicas

Você se preocupa com a tipografia na hora da criação? A tipografia é o que vai determinar se o seu projeto é interessante e passa uma mensagem clara, ou não. Antes de escolher qualquer fonte e sair criando, é importante estudarmos sobre legibilidade e leiturabilidade.

Legibilidade: Corresponde à facilidade de identificação da letra podendo ser distinguida de outra.

Leiturabilidade: Corresponde ao conforto e facilidade ao ler a mensagem e se mover ao longo da linha.

Mas qual  seria a melhor tipografia para uma legibilidade e leiturabilidade alta?
Conforme o professor Hugo Nascimento, menciona: “Se você tiver a sensibilidade de ver o texto como forma visual já iniciou um bom projeto.”

Não existe uma regra, o texto também é um elemento visual de extrema importância, existem recomendações para o uso das tipografias baseado na legibilidade e leiturabilidade, tudo vai depender da mensagem que você quer passar para o leitor, qual é a voz do seu texto, e se esta mensagem é para os meios digitais ou impressos.
A seguir, as tipografias mais utilizadas:



É a tipografia mais recomendada para livros impressos por facilitar a leitura e tem uma visualização mais limpa, não é recomendado para os meios digitais, pois seus detalhes e curvas poderiam se transformar em borrões dificultando a leitura.

Exemplos de utilização da tipografia serifada:

Fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/photos/texto-livro-p%C3%A1gina-poesia-papel-63559/


Fonte da imagem: https://www.pensador.com/frase/MjM3NTg3/

Também é comum encontrarmos nos meios digitais quando queremos passar uma emoção para o leitor, dá um ar de sofisticação e fica esteticamente bonito se bem aplicado, porém vale ressaltar que é recomendado nos meios digitais apenas para frases e títulos.


É a tipografia mais recomendada para sinalização e/ou meios digitais, usada quando querem os passar uma mensagem que o leitor leia facilmente e rapidamente, além de ser confortável de ler em grandes textos.

Exemplos de utilização da tipografia sem serifa:

Foi utilizado a fonte Nautikka Regular contrastando com Nautikka Bold, observe como a leitura está fluida e limpa, Essa é uma peça publicitária e a tipografia sem serifa é a mais recomendada para projetos como esse.


Fonte da imagem: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/diferenca-entre-limite-de-velocidade-em-placa-e-em-radar-pode-ter-gerado-multas-no-anel-rodoviario-de-bh.ghtml

Também as fontes sem serifa são aplicadas em sinalizações de trânsito, para uma leitura mais fácil e rápida, conseguimos codificar o que está escrito de longe.


É uma tipografia mais delicada, com curvas e traços finos, usada quando queremos passar uma mensagem curta ou título com uma preocupação estética, não é recomendada para grandes textos, por ter uma legibilidade e leiturabilidade baixa.
Exemplos de utilização da tipografia manuscrita:


Fonte da imagem: https://letteringartstudio.files.wordpress.com/2012/08/min-55r-rec-001_a_pd1.jpg

Esse é um exemplo de fonte manuscrita bem aplicada, observe que o texto fica mais sofisticado e delicado, mas não é usado no texto todo, até porque a tipografia manuscrita exige mais tempo para codificar e fazer a leitura, se for aplicada em texto longo a leitura ficaria cansativa.

Essa é uma peça publicitária usando fonte manuscrita bem aplicada contrastando com fonte sem serifa, observe que essa fonte deu uma emoção para esse post, sempre fazendo contraste com outra fonte para não ficar cansativo.

Concluindo que não é uma regra o uso dessas tipografias, mas devemos ter em mente a mensagem que queremos passar para o leitor, seria uma mensagem poética, um anúncio publicitário mais agressivo ou uma mensagem mais conceitual com preocupação estética? Qual é a voz do seu texto?

Fique informado e ganhe descontos em nossos cursos

PREENCHA O FORMULÁRIO. Participe, receba mais informações e promoções dos nossos eventos.


 

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Acesso Rápido