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Como as marcas podem aproveitar os Stories do Instagram

02 ago 2019
vtcom
Curiosidades e Dicas

Não há mais como ignorar a forte presença do Instagram no meio comercial. A rede social, que ganha cada vez mais usuários, se tornou obrigatória para as empresas que querem se posicionar nas mídias digitais. Antes com o foco apenas em fotos na linha do tempo, o Instagram oferece hoje outros recursos multimídia — principalmente dentro dos Stories.

A função dos Stories consiste em postar fotos e vídeos rápidos, que ficam disponíveis para os seguidores do perfil durante 24 horas. Para os perfis comerciais, é uma ótima opção que pode ser utilizada para a divulgação de novos produtos e serviços, por exemplo. O Instagram Stories trouxe ainda mais oportunidades para as marcas atingirem ainda mais pessoas.

O próprio Instagram já divulgou que os usuários atualmente passam mais tempo visualizando os Stories do que a linha do tempo ao abrirem o aplicativo. Por isso, se você trabalha com as mídias digitais, é extremamente importante adotar o recurso. O mais legal é que os Stories são extremamente flexíveis. É possível utilizá-los para publicar fotos, vídeos, músicas e até mesmo interagir com o público.

Um ótimo exemplo está nas enquetes. Dentro de um Stories, você pode perguntar algo para o seu público responder com interatividade. Além de fazer com que seu cliente tenha a sensação de que sua opinião é importante, o resultado da enquete também ajuda a direcionar certas condutas da empresa. O espaço também aceita perguntas, comentários e até mesmo GIFs.

O publicitário e professor Hugo Nascimento compartilhou mais algumas dicas sobre o assunto. Ele reforçou que é importante se planejar e manter os perfis sempre atualizados.

“Ao trabalhar com os Stories no dia a dia, o perfil da sua empresa certamente terá mais engajamento com os clientes. É claro que, para isso acontecer, é importante manter uma periodicidade nas publicações. Não adianta postar só de vez em quando, pois assim o público quase não encontrará os seus Stories e consequentemente esquecerá a marca. É preciso fazer um planejamento de todas as mídias sociais para manter um ritmo de publicação. Para o público, é desagradável quando a marca simplesmente desaparece sem comunicar antes.”

Já o jornalista e também professor Filipe Espósito reforça que, ao contrário de outros meios, o Instagram aceita uma comunicação mais informal.

“Há quem pense que, por estar na internet, não é preciso se preocupar com a forma de nos comunicarmos. Independente de estar no mundo real ou virtual, a maneira como falamos e escrevemos é crucial para atrair o público. Mas é claro que para tudo há um momento certo. No Instagram e principalmente nos Stories, utilizar a linguagem informal e descontraída certamente fortalece o vínculo e a identificação com a pessoa do outro lado.” 

Acompanhe as estatísticas

Acompanhar as métricas de todas as ações de uma empresa é fundamental para o planejamento de marketing. Isso certamente ajuda a compreender se a estratégia aplicada apresenta resultados positivos. Além disso, é possível estudar também o que precisa ser melhorado. No Instagram, é o Instagram Insights que oferece estatísticas para os perfis.

A VTCOM já publicou uma matéria especial com detalhes sobre o funcionamento do Instagram Insights. Acesse este link e confira na íntegra!

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